bird box

Bird Box: filme vs livro

junho 09, 2020

Resenha | Bird Box [Caixa de Pássaros], Editora Intrínseca (2015)

Bird Box ou Caixa de pássaros de Josh Malerman é um daqueles livros que só largamos depois de terminar, ele carrega na sua lista de qualidades uma narrativa intrigante que nos impede de largar o livro antes de descobrir o que vem depois, e depois, e depois até que chegamos ao fim.

O livro nos leva a um mundo em que coisas estranhas começam a acontecer sempre que uma pessoa olha para fora vê criaturas que a enlouquecem e as fazem agir com violência chegando até ao ponto de cometer suicídio. A única forma de sobreviver é não abrir os olhos!

Malorie, a protagonista começa com a irmã e com uma gravidez recém descoberta, quando notícias de as pessoas têm enlouquecido a volta do mundo começam a surgir, estas tomam algumas precauções que incluem tapar as janelas e evitar qualquer interação com o lado de fora. Vencida pela curiosidades a irmã espreita pela janela e acaba cometendo suicídio deixando a nossa protagonista sozinha. Semanas se passam e ela vê um anuncio de uma casa onde alguns, vamos chamar de, sobreviventes,
se  reuniram e começa uma jornada para lá chegar.

A estória é contada em dois tempos passado, com Malorie ainda grávida, e presente, cerca de cinco após as crianças nascerem onde Malorie tenta dar uma  vida melhor as crianças.  É um livro bom, fácil e rápido de ler, com altos e baixos suficientes para manter a curiosidade do leitor até ao fim.


O filme...


Como leitora eu acho sempre que o filme fica aquém, devido as altas expectativas.
Para este filme o objectivo foi mantido, no entanto, foram alterados a timeline, os personagens e até mesmo cenas extremamente importantes. A adicção de certas cenas pareceu inclusive ser simplesmente "porque sim" e não porque era necessário. Qual a necessidade de retirar personagens e  no seu lugar adicionar personagens que sequer cumprem algum papel?

De quem foi a ideia de criar uma espécie de ambiente familiar entre eles? Isso acaba não justificando as reacções exageradas de Malorie e a forma fria com que ela trata a Menina, de quem foi a ideia? Essas acções tiraram muito da essência do livro. Para quem não leu o livro, no entanto, é um filme bastante interessante um thriller meio psicológico meio de terror.








Comenta comigo se gostou do filme ou nem por isso, e claro, se já leu o livro!

You Might Also Like

0 comentários

SUBSCRIBE

Like us on Facebook

Seguidores